Conectando o Scanner Uniden BCD396XT no PC

O scanner de mão compacto BCD396XT da fabricante Uniden, vem equipado com funcionalidades exclusivas como Advanced Dynamic Memory System, Close Call RF® Capture Technology, e compatibilidade com GPS.


BCD396XT

O BCD396XT é um scanner digital de frequências de rádio muito completo e robusto (para informações detalhadas acesse o site do fabricante e o manual online) porém ele possui uma grave falha de conectividade com computadores pessoais: ele possui um conector fêmea USB com características físicas incomuns (4 pinos ao invés dos tradicionais 5 pinos) e o protocolo de comunicação desta porta é serial, ou seja, não é aderente ao padrão USB.

Aparentemente a Uniden tomou a decisão de utilizar uma porta não-padrão para dificultar a conexão de seus scanners com computadores pessoais e assim ganhar dinheiro vendendo seu cabo “proprietário” como um acessório do scanner.

Pesquisando na internet onde comprar o cabo original para ligar o scanner no meu PC, verifiquei que o preço dele ficaria absurdamente alto pois apenas algumas poucas lojas norte-americanas on-line possuem serviço de envio para o Brasil e, além do frete em si ficar muito caro, as taxas de importação (atualmente em 60% em cima do valor do produto + frete) tornam a aquisição do produto proibitiva.

Sendo assim, comecei a pesquisar por soluções alternativas…

Felizmente encontrei um blog que tratava justamente deste assunto em um de seus posts (em inglês): Uniden BCD396XT non-standard “USB” cable and a source of connectors.

A partir da leitura do blog (e principalmente dos comentários dos outros usuários) fui à busca de um cabo USB que servisse para conectar no BDC396XT.

O local que encontrei o cabo USB com o melhor valor foi no aliexpress.com porém existem vendedores no eBay.com que também tem o cabo para venda. Pesquise por “4 pin mini USB cable”

4 pin mini USB cable

O cabo deve ter os conectores iguais ao da foto acima.

Outro cabo que precisei comprar foi um cabo conversor USB para RS-232. No eBay.com e no Aliexpress.com existem inúmeros vendedores com inúmeros modelos desse cabo. Mas independente do cabo que você decida comprar, deve-se observar se o mesmo tem compatibilidade nativa com o sistema operacional do computador onde será ligado: muitos, mas muitos vendedores vendem cabos feitos com chips FTDI falsificados ou de versões antigas do chip (desconfie de preços muito baixos e LEIA todo o anúncio do produto).

Será necessário um cabo com os conectores iguais ao da imagem abaixo:

Cabo USB para RS232

Para conseguir utilizar os dois cabos para ligar o scanner Uniden BDC396XT à um computador, desenvolvi uma placa de circuito impresso (PCB) simples que facilita muito o processo:

USB para Mini USB

Esta pequena placa (27,18 x 31,67mm) está disponível para compra no site OSH Park (https://oshpark.com/shared_projects/F1gkKYCV)  no valor de $6,65 para 3 (três) unidades com frete grátis.

Além dos dois cabos e da PCB, também é necessário:

  • 1x Conector USB-A Fêmea (90 graus, 4 pinos) DIP para soldagem em placa.
  • 1x Conector DB9 D-Sub Fêmea (ou macho, dependendo do seu cabo USP para RS-232) também de 90 graus, DIP para soldagem em placa.

Conector DB9 Femea 90 grausconector_usb_a_femea_90_c_trava_frente2O esquema de ligação do scanner com o PC utilizando a placa de circuito impresso desenvolvida por mim fica basicamente assim:

Esquema de Ligacao PC-BDC396XT

 

Deixe uma resposta