Fiat Connect: tocando MP3s na ordem correta

O auto rádio Fiat Connect é um equipamento com diversas funcionalidades e também com diversos problemas nativos (sequência de execução de arquivos MP3, incompatibilidade parcial com mídias de armazenamento maiores que 2GB, “reset” na reprodução da faixa MP3 atual ao se dar partida no carro com o som ligado etc.).

Um dos problemas que mais me incomodam é com relação à reprodução de músicas armazenadas em pendrives, no formato MP3, na sequência correta.

O cenário desse post é o seguinte:

  1. Aparelho de som: Fiat Connect do Stilo
  2. Função random: desligada
  3. Formato das músicas: MP3
  4. Mídia de armazenamento: Dispositivo USB (Pendrive, memory card etc.)
  5. Origem dos arquivos MP3: extraídos de CDs de música
  6. Problema: músicas são reproduzidas sem seguir uma lógica clara.

Mesmo com a função random desligada, os arquivos contidos em diretórios (ou pastas, como os “janeleiros” e a Microsoft costumam falar) são reproduzidos de uma forma no mínimo obscura estranha: não seguem a ordem alfabética do nome do arquivo ou dos diretórios.

Após diversas pesquisas (sem sucesso) na internet tentando encontrar uma maneira de corrigir ou burlar esta falha de projeto (primária) da Fiat, resolvi fazer alguns testes e descobri como “solucionar” o problema:

Para que o som Fiat Connect execute os arquivos MP3 na sequência correta (conforme a ordenação do CD de áudio original) deve-se copiar os arquivos para a mídia na ordem correta, ou seja, copiar a faxa 1, depois a 2, em seguida a faixa 3 e assim por diante. Isso também serve para os diretórios.

O Fiat Connect utiliza a informação de quando o arquivo foi gravado no pendrive para definir a sequência de execução das músicas.

Como um mísero pendrive de 2GB consegue armazenar mais de 400 arquivos MP3 (aproximadamente), este trabalho de copiar manualmente faixa por faixa pode se tornar um trabalho de corno entediante e cansativo. Desse modo, resolvi tentar utilizar um programa para alterar as propriedades de data dos arquivos (criação, alteração e último acesso) e assim poupar meu tempo.

O aplicativo que utilizei (freeware) foi o BulkFileChanger v1.33 (http://www.nirsoft.net/utils/bulk_file_changer.html) da NirSoft.

Pluguei o pendrive com as faixas MP3 “logicamente embaralhadas” em um PC rodando Windows 7 e fiz as alterações nas propriedades relacionadas à datas dos arquivos. Para o meu espanto, apesar das informações terem sido alteradas o tosco do som Fiat Connect continuou executando as músicas fora da sequência correta!

Então, não tem escapatória mesmo:

Para que o som Fiat Connect execute os arquivos MP3 na sequência correta (conforme a ordenação do CD de áudio original) deve-se copiar os arquivos para a mídia na ordem correta, ou seja, copiar a faxa 1, depois a 2, em seguida a faixa 3 e assim por diante. Isso também serve para os diretórios.

Deixe uma resposta