FreeNAS: desligando o servidor em caso de pane na refrigeração

O script a seguir foi desenvolvido após eu ter um problema no funcionamento da controladora dos fans do meu servidor FreeNAS que acabou por desligar todas as ventoinhas de refrigeração do gabinete que estavam sendo controladas pelo equipamento e como consequência, a temperatura dos disco rígidos subiram absurdamente. Felizmente eu estava em casa e percebi a falha, porém se eu estivesse na rua poderia ser tarde de mais…

O script monitora a temperatura dos HDDs do servidor e, caso a temperatura ultrapasse um valor pré-definido, o procedimento de desligamento automático do mesmo é iniciado.

MUITA ATENÇÃO!
Ao definir as variáveis “temp_shutd” e “tempo_shutd”, leve em consideração a temperatura normal de funcionamento dos discos rígidos e o tempo de inicialização do sistema para evitar um loop de reinicialização do sistema!

Vale lembrar que para o correto funcionamento do script, o mesmo deve ser configurado para ser executado periodicamente utilizando o cron.

No futuro irei complementar este script, ou criar um script separado, para o desligamento do servidor baseado na temperatura do(s) processador(es).

Deixe uma resposta