[MOD] Huawei HG612: adicionando cooler para refrigerar a CPU

Esse post é um tutorial de como instalar uma ventoinha no Huawei HG612, que é um modem/roteador com suporte a ADSL2+ e VDSL2.

Essa modificação (ou mod) tem o objetivo de possibilitar que o Huawei HG612 funcione com temperaturas mais baixas que o normal. O aparelho originalmente é fanless (não possui ventoinha/fan/cooler). A adoção de resfriamento forçado (ou induzido), ao adicionarmos um fan, tem como objetivo a redução da probabilidade de travamentos e consequentemente também diminuir a necessidade de reinicializações.
Apesar de serem necessárias poucas alterações no aparelho, não recomendo a execução dos procedimentos por pessoas que não tenham conhecimentos básicos de soldagem ou pouca habilidade com as mãos.

Atenção: não me responsabilizo por quaisquer danos que venham a ser causados no seu aparelho pela execução dos procedimentos descritos nesse post ou pela utilização dessa modificação.

1. Material necessário

IMG_HG612_008

  1. Modem/roteador: Huawei HG612
  2. Ventoinha (fan ou cooler): dimensões: 40mm x 40mm x 10mm (LxPxA), 12 volts
  3. Cabinho flexível: 2 x 10cm, de preferência com cores distintas (opcional)
  4. Tubo termo-retrátil: comprimento de uns 5cm (opcional)
  5. Conector: 1x, compatível com o conector do cooler (opcional)
  6. Anilhas para prender cabos
  7. Alicate de corte
  8. Chave philips
  9. Decapador de fio (opcional)
  10. Ferro de solda
  11. Estanho para solda
  12. Micro-retífica ou um estilete
  13. Cola instantânea multiuso (super bonder, Teh Bond ou similares)

2. Passo-a-passo

O passo-a-passo pressupõe que o aparelho a ser modificado já esteja aberto (sem a tampa).

IMG_HG612_002

2.1. Ligação elétrica da ventoinha

Para a ligação elétrica da ventoinha, utilizaremos os terminais do conector que é utilizado para conectar a fonte de alimentação externa ao equipamento.

IMG_HG612_001

O conector está localizado no canto superior esquerdo da placa de circuito impresso (PCB) do roteador, vide imagem acima.

Abaixo, o conector da alimentação em detalhe:

IMG_HG612_003

As setas, além de indicar os contatos que serão utilizados para a ligação elétrica do cooler, também indicam a polaridade (vermelho = positivo, preto = negativo).

O procedimento de soldagem para ligação da ventoinha deverá ser feita, preferencialmente, pela parte de baixo da PCB.

IMG_HG612_004

Caso o seu cooler tenha um conector, do tipo que liga em placas-mão de PC, deve-se remover o conector da ventoinha e soldar os fios nos contatos da PCD do HG612.

IMG_HG612_011

IMG_HG612_012

IMG_HG612_014

Opcionalmente, caso possua um conector macho (do tipo utilizado em placas-mãe de PC) a mão, é possível fazer a adaptação no Huawei da seguinte forma:

IMG_HG612_007

IMG_HG612_006

Cabinhos flexíveis soldados no conector macho:

IMG_HG612_009

Terminais do conector macho e soldas protegidos com tubinho termo-retrátil:

IMG_HG612_010

Rabicho com conector macho de placa-mãe soldado à PCB do equipamento:

IMG_HG612_013

Detalhe da passagem do rabicho da parte inferior da PCB do HG612 para a parte superior e a conexão com o cooler:

IMG_HG612_017

Deve-se tomar cuidado especial ao colocar a placa de circuito impresso de volta em sua posição original: pode acontecer dos fios soldados na parte de baixo da PCB obstruam as torres que servem para parafusar a tampa. Para minimizar esse possível problema, o ideal é fixar o cooler somente após colocar a placa no lugar.

Abaixo, está a indicação do local onde deve-se utilizar a cola para fixar o cooler (A seta em amarelo indica um componente da placa apenas como referência para ajudar na identificação da posição em que a PCB estava quando a foto foi tirada).

IMG_HG612_016

Deve-se utilizar o mínimo possível de cola. Um pingo em cada ponto marcado é suficiente, já que a tampa do equipamento ajudará a manter o fan em seu lugar.

Atenção redobrada para a posição em que a ventoinha deve ser presa: O ar deve ser jogado para baixo, ou seja, diretamente sobre o dissipador do processador do roteador! Caso o cooler seja colocado ao contrário, não irá funcionar, já que o hélice ficará em contato direto com o dissipador. Se tiver dúvida com relação à posição do fan, olhe com atenção a figura abaixo!

Abaixo, ventoinha fixada com cola na posição correta.

IMG_HG612_015

Organizando o cabo da ventoinha com uma anilha:

IMG_HG612_018

 

2.2. Ajustando a tampa

Para que a ventoinha caiba dentro da caixa do equipamento, sendo possível fecha-lo corretamente, é necessária a remoção das saliências internas da tampa superior, conforme imagens abaixo.

Eu utilizei uma micro-retífica Dremel, mas pode-se utilizar um estilete bem afiado para essa tarefa.

IMG_HG612_019

As saliências internas da tampa, que estão dentro da marcação amarela, devem ser removidas.

IMG_HG612_020

O lado interno da tampa do equipamento deve ficar assim:

IMG_HG612_021

2.3 Huawei HG612 montado

IMG_HG612_023

Detalhe para o encaixe perfeito entre a parte de baixo do equipamento e sua tampa:

IMG_HG612_022

3. Próximos passos

O mod funcionou perfeitamente, porém achei que o equipamento ficou um pouco barulhento. Para tentar resolver esse “problema” e também tentar melhorar a circulação de ar dentro do Huawei HG612, vou fazer uns testes com outros fans.

Estou pesquisando ventoinhas que tenham dimensões inferiores e também que trabalhem com voltagem maior (24 volts).

Como a fonte do equipamento fornece 12 volts, ao utilizar um cooler de 24 volts, o cooler irá trabalhar com a metade da energia a qual foi projetado e assim sua hélice irá rotacionar menos vezes por minuto e consequentemente ira produzir menos ruído.

Preferi não utilizar reguladores de voltagem (LM7809) para transformar os 12 volts da fonte para 9 volts por três motivos: custo dos componentes adicionais, espaço para acomodar as peças dentro da caixa do equipamento e principalmente o calor gerado por reguladores de voltagem (efeito joule).

Atualizarei esse post assim que eu tiver novidades sobre minhas pesquisas e testes.

Deixe uma resposta