Produção de placas de circuito impresso para hobistas e amadores

Muitas pessoas que começam no mundo da eletrônica, em certo ponto da sua evolução no aprendizado da teoria e após montar alguns projetos Arduino ou até mesmo utilizando apenas uma portoboard, sentem a necessidade de passar para o próximo nível: desenhar e produzir suas próprias placas de circuito impresso, também conhecidas como PCB (acrônimo em inglês para Printed Circuit Board).

Todo mundo que está inserido no mundo da eletrônica já ouviu falar do famoso Cadsoft Eagle PCB, uma ferramenta amplamente utilizada por empresas do ramo que é muito poderosa (cria circuitos a partir de esquemático, suporta a criação de placas com várias camadas, tem automatização no desenho de trilhas etc.) porém com complexidade relativamente elevada (ela não segue os padrões do Windows de clicar e arrastar para efetuar tarefas), o que, pode desmotivar o usuário hobista e amador à utiliza-la, uma vez que a curva de aprendizagem tende a ser mais plana do que acentuada.

Apesar de existirem inúmeras ferramentas para o desenvolvimento de PCBs, as soluções pagas costumam ser muito caras e as gratuitas normalmente são “capengas” e ausentes de atualizações de versão periódicas e suporte ao usuário precário ou inexistentes.

Devido aos fatores anteriormente expostos, comecei uma busca na internet por um aplicativo que atendesse melhor às minhas necessidades como hobista em eletrônica.

Felizmente achei o aplicativo que se encaixava perfeitamente em minhas necessidades: Copper Connection™, software desenvolvido por David Cook, dono do site Robot Room.

 Interface Copper Connection

O aplicativo é um editor de layout PCB moderno para a criação de placas de circuito impresso em casa ou no comércio. O software é bastante fácil para amadores e estudantes, mas inclui elementos ricos em benefício dos profissionais do ramo.

Você faz o layout do circuito da mesma maneira que você faria para desenhar algo em qualquer outro programa de desenho – usando linhas, formas e peças prontas (semelhantes à clip-arts). Então, pode imprimir a placa para faze-la em casa, ou exporta-la para um formato padrão da indústria para encomendar ao fabricante PCB de sua escolha.

Existem quatro versões disponíveis do software, sendo elas:

Home Edition (Preço: GRÁTIS)
As funcionalidades dessa versão incluem: design, impressão, fabricação e perfuração de suas próprias placas em casa. Uma ótima maneira de começar. Pode ser atualizado a qualquer momento para uma versão paga.

Studio Edition (Preço: USD 49)
Obtenha placas profissionalmente fabricadas por empresas especializadas na fabricação de PCB da sua escolha. A versão Studio Edition exporta suas placas para Gerber e Excellon, que são formatos de arquivo padrão da indústria.

Você pode economizar um dinheiro considerável e tem uma vasta seleção de opções para placas (tamanhos, cores, acabamentos) por ter a capacidade de compra-las de diversos fabricantes.

Esta versão também possui a funcionalidade de comparação de placas feitas com o próprio aplicativo.

Student Edition (Preço: USD 25)
Possui as mesmas características da versão Studio Edition, exceto a de comparação de placas. Desconto de preço para qualquer aluno matriculado, com até 21 anos de idade e com um endereço de e-mail válido .edu.

Ultimate Edition (Preço: USD 99)
A melhor escolha para profissionais, empresas ou desenvolvedores.

Os arquivos podem ser salvos em um formato de texto aberto. A versão Ultimate Edition é uma excelente escolha, se você quiser:

  • Evitar que sua biblioteca PCB esteja em um formato fechado;
  • Controlar versões de placas, onde é possível visualizar as diferenças entre as revisões de placas em texto simples;
  • Fazer alterações manuais;
  • Interoperar com outros programas, incluindo suas próprias ferramentas para ler ou escrever os arquivos da placa.

Além disso, os elementos podem ser selecionados e copiados a partir do Copper Connection e depois colar em uma planilha de cálculo, como o Microsoft Excel. Isso permite que você analise e salve os elementos em outros formatos (como CSV). Além disso, você pode fazer alterações manualmente ou em massa, modificando os valores na planilha, e em seguida, colar os elementos de volta no Copper Connection.

Como eu gostei bastante da versão Home Edition, resovi adquirir a versão Studio Edition, pois a versão Ultimate apesar de ser mais completa e valer cada centavo do valor pedido pelo desenvolvedor, possui muitas funcionalidades que estavam além das minhas necessidades.

Se compararmos os valores das licenças do Copper Connection com as do software mais utilizado no mercado, o Cadsoft Eagle PCB, veremos a economia brutal no valor gasto ao utilizarmos a ferramenta da Robot Room.

Entendo que para hobistas e amadores, valores gastos são determinantes para se continuar a fazer o que se gosta, pois normalmente estes valores tem que caber em seu orçamento.

O software Copper Connection é realmete uma solução que merece ser testada.

Deixe uma resposta