Raspberry Pi: Ajustando a hora do Plex Media Pleyer

Há algum tempo já existia o projeto RasPlex, que era basicamente um cliente desenvolvido e mantido por entusiastas da plataforma. Eu particularmente nunca me interessei muito por esse projeto justamente por não ser um “produto” oficial da Plex. Sendo assim, não tenho uma opinião formada a respeito do RasPlex.

Finalmente a Plex lançou uma versão oficial para Raspberry Pi do seu cliente. O Plex Media Player para sistemas embarcados.

Atualmente estou usando o aplicativo para assistir às mídias que estão no Plex Media Server que está configurado no meu FreeNAS.

Essencialmente este cliente é um Plex Media Player que foi desenvolvido usando como base o sistema operacional OpenELEC.

Por se tratar de uma “nova” opção de cliente para a plataforma Plex, existem alguns pontos que ainda precisam ser melhorados porém é um ambiente bastante estável e plenamente funcional.

Apesar do Plex Media Player possuir um relógio sincronizado pela rede (cliente NTP), até a versão atual não é possível definir o fuso-horário que o Raspberry Pi deve usar. Como eu acho muito útil e bacana saber que horas um filme ou seriado irá acabar tive que procurar uma maneira de definir a hora correta.

Para conseguir alterar esta configuração é necessário executar os seguintes procedimentos:

1. Conectar por SSH no Raspberry Pi (o nome padrão na rede aparecerá como “PlexMediaPlayer”), usando o nome de usuário  root com a senha plex.

2. Criar um arquivo com o nome autostart.sh:

3. Adicionar a seguinte linha:

Vale lembrar que a string  /America/Sao_Paulo deve ser ajustada conforme a necessidade. Para saber quais opções estão disponíveis, basta navegar pelos diretórios dentro de /usr/share/zoneinfo.

4. Salvar as alterações e sair: Ctrl+X  e Y

5. Alterar o tipo do arquivo  autostart.sh para executável:

6. Reiniciar o Raspberry Pi.

Pronto! Agora basta esperar alguns segundos que o relógio do Raspberry Pi estará correto.


Funcionamento comprovado nas versões:

  • 1.2.2
  • 1.3.4

Deixe uma resposta