Raspberry Pi: reboot agendado com alerta por e-mail

O Raspberry Pi possui um problema que costuma ocorrer quando o dispositivo fica ligado por várias horas consecutivas. Esse problema resulta no travamento e, quando acontece, só é possível soluciona-lo removendo a alimentação do equipamento.

Para resolver isto, a solução recomendada é agendar um reboot/reset esporádico no cron do Raspbian.

Desenvolvi um script básico com o intuito de ter maior controle do reboot do Raspberry Pi, que em conjunto com o exim4, me envia emails por uma conta do Gmail me notificando toda vez que o equipamento é reiniciado.

Os procedimentos desse post têm como pré-requisito a configuração de um MTA (message transfer agent). Recomendo a leitura do post “Raspberry Pi: Envio de e-mail pelo Gmail” antes de continuar a leitura desse post aqui.

Para manter o sistema operacional do Raspberry Pi organizado, criei um diretório scripts no diretório home do usuário root.

As instruções a seguir foram baseadas em um Raspberry Pi com o sistema operacional “blindado” conforme descrito no post “Raspberry Pi: tornando o Raspbian mais seguro“, ou seja, todos os comandos foram executados com a conta root. Caso o Raspberry Pi em questão esteja com o sistema operacional padrão, deve-se utilizar sudo antes dos comandos.

Abaixo são os passos que devem ser executados:

Criar diretório para armazenas os scripts administrativos

Criar script de alerta de reboot

Alterando as propriedades do arquivo para torna-lo executável:

Agendando o reboot para todos os dias às 6 AM:

Incluir a linha no final do arquivo:

 

Deixe uma resposta