Raspberry Pi: instalando e configurando um servidor NTP

Segundo o site NTP.br:

O NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no UDP para sincronização do relógio de um conjunto de computadores em redes de dados com latência variável. O NTP permite manter o relógio de um computador com a hora sempre certa e com grande exatidão. Originalmente idealizado por David L. Mills da Universidade do Delaware e ainda hoje mantido por si e por uma equipa de voluntários, o NTP foi utilizado pela primeira vez antes de 1985, sendo ainda hoje muito popular e um dos mais antigos protocolos da internet.

Quem tem um Raspberry Pi (RPi para os mais íntimos) e o mantém conectado à rede de sua casa, seja por WiFi ou por cabo UTP, pode achar interessante incluir a função de servidor NTP para manter sincronizada a data e a hora dos demais equipamentos ligados à LAN.

O sistema operacional oficial do Raspberry Pi é o Raspbian, que nada mais é do que uma distribuição baseada no Debian Linux otimizada para a pequena placa.

Para configurar um Raspberry Pi como servidor NTP, basta efetuar os seguintes procedimentos:

  1. Escolha o país e o fuso horário corretos:
  2. Verifique se a data e hora estão corretos:
  3. Edite o arquivo /etc/ntp.conf:
  4. Adicione as seguintes linhas de comando no arquivo /etc/ntp.conf:

    Obs.: deve-se alterar o endereço IP e a máscara de sub-rede da linha 3 para valores que coincidam com a LAN em que o RPi funcionará como servidor NTP.
  5. Reinicie o serviço NTP do Rasberry Pi:

Após esses 5 passos básicos, o RPi já está funcionando como um servidor NTP.

O último passo é configurar o endereço IP do Raspberry Pi nos dispositivos que irão utiliza-lo como referência para manter a data/hora corretos.

É altamente recomendado que o endereço IP do Raspberry Pi seja configurado como IP fixo no servidor DHCP de sua rede local.

Este artigo foi baseado nos artigos (em inglês): NTP Client setup e NTP server setup (Part 1)

Atenção: Para que o deamon ntpd funcione corretamente, é necessário abrir a porta 123 (UDP) no roteador/firewall.

Uma resposta para “Raspberry Pi: instalando e configurando um servidor NTP

  1. Muchas gracias, saludos desde México 🙂

Deixe uma resposta